17 — 04 — 2015
17 — 04 — 2015
00h00 / Cinema Ideal

Em Conserva Acabada, Fernando Pessoa é o realizador para quem o produtor João Lobão (ou “the big fox”) do audiovisual procura uma actriz. Em Bibliografia, as estantes onde estão livros de António Lobo Antunes, Lacoue-Labarthe, ou os Episódios da Crónica de D. João I servem de material para uma jangada que cinco amigos constroem, para uma viagem que refaz a viagem que o pai de um deles fez anos antes (em ’69), do Sul até Lisboa, via rio(s). As leituras da literatura de viagem portuguesa dos séculos XVI e XVII – onde se descrevem périplos por ambientes exóticos e desconhecidos – no segundo filme, rimam com a Savana (que também pode ser a Costa da Caparica) do primeiro.

Conserva Acabada
João César Monteiro
(1990, Portugal, 12')

Um cineasta prepara um filme, mas tudo indicia que a única coisa em que pensa é na sua capitosa secretária. Um pequeno filme, em jeito de «divertissement», com João César Monteiro travestido de João Raposão, cineasta lúbrico e cheio de expedientes, que imagina filmes sem nexo, espreita as coxas da secretária e se figura fazendo-lhe sessões de «casting». É uma sátira a uma certa vivência cinematográfica, caricatural e sem pretensões. O filme, encomenda da RTP, ficaria longamente ignorado, só vindo a público após a morte do realizador. (Jorge Leitão Ramos)

Bibliografia
João Manso e Miguel Manso
(2013, Portugal, 70')

No Verão de 1964 quatro amigos construíram uma jangada para descer dois rios portugueses, desde o centro do país até Lisboa. Quarenta anos depois um filho de um deles escreveu um livro de poemas onde o relato do episódio se associa ao elenco português da literatura de viagem dos séculos XVI e XVII. Ocorreu-lhe, depois, pôr em prática o poema, convidar alguns amigos para reproduzir a jangada, fluviar nela e exibir os textos dessas antigas peregrinações. O irmão foi à bolina disso filmar o recital flutuante.



Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
APORDOC
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277, 2º
1200-385 Lisboa
Portugal

CONTACTOS
+351 218 883 093
+351 938 701 690
producao@panorama.org.pt
comunicacao@panorama.org.pt