19 — 04 — 2015
19 — 04 — 2015
11h00 / Centro Cultural Malaposta

As imagens contam histórias. Histórias de vida, de família, de amigos, dos nossos avós e de agora. No retrato que traça da poetisa, João César Monteiro encena mesmo Sophia contando uma de suas histórias aos netos… Estes quatro pequenos filmes experimentam maneiras diferentes de contar, com desenhos, em Três Semanas em Dezembro ou Onde o meu amigo…, com câmaras modernas ou das que já não se fazem como em Não São Favas…, com sons, com conversa e sem dizer nada.

Não São Favas,
São Feijocas
Tânia Dinis
(2013, Portugal, 10')

Conflito geracional de pessoas que vivem do campo, para o campo. A minha avó e eu. O confronto da imagem com aqueles nela representados.

Sophia de Mello Breyner Andresen
João César Monteiro
(1969, Portugal, 17’)

"Penso que o meu filme é, acima de tudo, a prova para aqueles que querem compreender e aceitar que a poesia não pode ser filmada, que é inútil tentar." (João César Monteiro)



Três Semanas em Dezembro
Laura Gonçalves
(2013, Portugal, 7')

É uma história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o "sketchbook" e a família como referência, este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situações e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época do Natal.

Onde o Meu Amigo Pintou um Quadro
Pedro Florêncio
(2014, Portugal, 5')

História curta e simples: o meu amigo fez um quadro a partir de uma fotografia de uma manifestação contra a "troika", eu fiz um filme a partir desse quadro. Entre os dois objectos está o percurso que começou numa fotografia casual e que acabou numa garagem mal iluminada. Por ordem de importância, Onde o meu amigo pintou um quadro é um pequeno filme sobre um lugar, um amigo, um acto criativo, um quadro e o silêncio de uma manifestação.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
APORDOC
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277, 2º
1200-385 Lisboa
Portugal

CONTACTOS
+351 218 883 093
+351 938 701 690
producao@panorama.org.pt
comunicacao@panorama.org.pt